Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV Nacional

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

ABAV participa de articulação global

1. 1ª Cúpula Mundial de Associações de Agências de Viagens

2. Reunião com WTAAA (Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens)

3. Reunião com Folatur (Fórum Latino-Americano de Turismo)


Entre os dias 7 e 9 de novembro foi realizada em Córdoba, na Espanha, a 1ª Cúpula Mundial de Presidentes de Associações de Agências de Viagens, evento que reuniu mais de 60 países e, sem dúvida, foi um sucesso. O Brasil esteve representado por Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), e por Leonel Rossi Jr., vice-presidente de Relações Internacionais da entidade. A segunda edição será promovida em Zagreb, na Croácia.

Entre os importantes temas discutidos ganha destaque o associativismo das agências de viagens no século XXI, de modo que, mundialmente unidas, enfrentem, com poder, tempos de mudanças pouco favoráveis.

Durante o encontro, foi abordado também o New Distribution Capability (NDC), novo modelo de distribuição aérea que está sendo desenvolvido pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), o qual causa grande preocupação aos agentes de viagens, que demandam um modelo neutro que permita a distribuição transparente de produtos e serviços aéreos por todos os canais de distribuição, inclusive os agentes de viagens.

No que diz respeito a este assunto, a IATA assumiu o compromisso de estabelecer fórum de negociação com a presença das agências de viagens.

Na oportunidade, os participantes discutiram e combateram a política excessivamente restritiva relacionadas à chegada de turistas a alguns países, mostrando-se necessário que as autoridades nacionais trabalhem em coordenação com os agentes de viagens de todo o mundo para que exista uma política de facilidade nos fluxos turísticos.

Sustentabilidade também foi uma discussão prioritária no evento e algumas companhias aéreas, empresas ferroviárias e de aluguel de veículos apresentaram iniciativas que visam o turismo sustentável. Neste contexto, foi firmado um Código de Ética mundial para o turismo, elaborado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com a participação do secretário-geral Taleb Rifai. Doze associações de agências de viagens já assinaram, colocando especial atenção nos aspectos sociais, culturais e econômicos em prol de um setor mais sustentável e responsável.

Concomitantemente à reunião de Córdoba, a Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA, na sigla em inglês), realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, sua reunião semestral com seus países membros, dos quais o Brasil faz parte. O evento incluiu a assembléia geral anual da entidade e marcou a reeleição de Lars Thykier, da Dinamarca, como presidente e de David McCaig, do Canadá, como vice-presidente.

“A WTAAA, que representa mais de 80% dos agentes de viagens do mundo, é a voz global da indústria de viagens”, afirmou Thykier. A agenda reforçou as discussões acerca do NDC, expansão de afiliação de novos países e vários outros problemas importantes do setor de viagens e turismo. A associação afirmou que está monitorando de perto o projeto NDC, encorajando a IATA a manter um diálogo aberto e trabalhando para que a visão dos agentes de viagens seja levada a sério.

“Com a representação global da WTAAA, muitos desafios enfrentados nos seis continentes podem ser resolvidos com nossas ações e podemos dizer que os agentes de viagens têm um futuro brilhante”, afirmou Thykier.

Aproveitando também a reunião de Córdoba, foi promovida, no dia 9 de novembro, uma reunião do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur), na qual estiveram presentes representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com a mesma preocupação da WTAAA, o Folatur discutiu o NDC, demonstrando sérias preocupações sobre o assunto. Alex Popovich, vice-presidente sênior da IATA, declarou que o Folatur será convidado a integrar o fórum de debates sobre o projeto. Antonio Azevedo pontuou que a posição do Brasil é manter uma postura forte sobre o NDC, mas mostrando-se aberto a conversações e debates com a IATA.

Durante o evento, representantes do Folatur afirmaram que estão trabalhando para a elaboração de um estatuto flexível e simples e que o Uruguai teria a opção para uma personalidade jurídica na entidade.

O presidente e o vice-presidente da ABAV entenderam as reuniões realizadas de extrema importância para a ABAV e para suas agências de viagens associadas,bem como para o turismo latino-americano e global.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br